Com o anuncio do Pix pelo Banco Central, uma das perguntas mais feitas pelos usuários é qual a diferença entre esse novo meio de pagamento eletrônico e os meios já existentes como: TED, DOC, boletos bancários e cartões?
O Que é o Pix Bancário?
Confira como funciona os principais meios de pagamentos disponíveis nas instituições financeira atual, e o que o Pix trás de diferente destes meios.
Como funciona hoje os principais meios de pagamentos e transferências?
TED (Transferência Eletrônica Disponível)
Para transferências realizadas via TED, o dinheiro é enviado para a outra instituição financeira e poderá ser creditado na conta de destino até às 17 horas daquele mesmo dia.
Para este tipo de transação não existe valor mínimo a ser transferido, e diferente de DOC, é permitido movimentações de valores superiores a R$ 5 mil.
As TEDs podem ser realizadas apenas nos dias úteis, entre 6 horas da manhã e cinco e meia da tarde, mas este horário final pode ser inferior de acordo com a instituição financeira.
DOC (Documento de Ordem de Crédito)
Para transações realizadas via DOC, o dinheiro cai na conta de destino no dia seguinte, mas pode levar mais de um dia útil caso a transferência seja feita após às 22h.
Para este tipo de movimentação o Banco Central permite apenas o valor máximo de de R$ 4.999,99 por transferência.
Boletos Bancários
Regulamentado pelo Banco Central, o boleto bancário é muito utilizado no Brasil como instrumento de pagamento de um produto ou serviço prestado.
Boletos também tem sido utilizado por bancos digitais e de pequeno porte, como meio de realizar depósito, possibilitando cliente enviar seus recursos financeiros para essas IF sem cobrança de tarifas de grandes bancos.
Na geração do boleto, o cedente (emissor do cobrança) informa o valor, prazo (data de vencimento) e condições de pagamentos (descontos, juros), para que o sacado (pagador) possa efetuar o pagamento.
Os pagamentos podem ser compensaçados em até 3 dias úteis, após efetuado o pagamento.
E qual a Diferença entre o Pix e estes meios já existentes?
A intenção do Banco Central com o lançamento do PIX é de oferecer mais forma de realizar pagamentos e transferências.
Desta forma os outros meios como TED e DOc, a principio não serão extintos.
A diferença do Pix para os outros meios é que no Pix as transações serão realizadas em tempo real, ou seja, o valor enviado será creditado na conta destino em poucos segundos.
Outro diferencial é que o Pix irá funcionar 24 horas por dia, 7 dias da semana, em todos os dias do ano.
Fonte: Banco Central: Pagamento Instantâneo (Pix) – Perguntas e respostas