PIX é o assunto do momento quando se fala de transações financeiras e novidades tecnologias de meios de pagamentos. Mas antes de falar o que é, vamos antes entender os que são os Pagamentos Instantâneos.
O que são Pagamentos instantâneos?
Os Pagamentos Instantâneos são as transferências monetárias eletrônicas onde a transmissão de uma ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real, com o serviço responsável pela transação está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano.
As transações ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia menores custos de transação.
E o que é o PIX Bancário?
Pix é a marca única, criada pelo Banco Central para ser o meio de pagamento eletrônico do Brasil, que forma o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI).
O novo meio de pagamento permitirá transações como transferências e pagamentos, incluindo de contas, em até dez segundos.
O Pix foi estabelecido inicialmente pelo comunicado nº 32.927, de 21 de dezembro de de 2018 do Banco Central do Brasil (BACEN) e depois atualizado pelo comunicado n° 34.085 de 28 de agosto de 2019.
A marca “Pix” foi lançada em 19 de fevereiro de 2020 pelo BACEN, pelo então presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, junto ao material informativo para a população.
De acordo com o comunicado nº 34.836 do BCB, o sistema deve estar disponível para a população a partir de novembro de 2020 através de bancos, fintechs e serviços de comércio eletrônico.
Principais características do PIX
Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, outra principal carateristica do PIX é potencializar de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado.
Principais caractéristicas:
- Disponibilidade 24/7/365
- Velocidade de transação
- Baixar os custos
- Conveniência
- Segurança
- Ambiente aberto
- Multiplicidade de casos de uso
- Informações agregadas
- Promover a inclusão financeira
7 thoughts on “O Que é o Pix Bancário?”